quarta-feira, 13 de outubro de 2010

8º ENCONTRO DA FAMÍLIA MOLON

8º ENCONTRO DA FAMÍLIA MOLON

    Nos dias 09 e 10 de outubro, no Travessão Carvalho, Otávio Rocha, em Flores da Cunha, os descendentes da Família Molon, realizaram o 8º Encontro. O evento foi prestigiado por mais de 1300 participantes, com destaque para o filot, 500 pessoas e almoço festivo 700. Se fizeram presentes Molon de Brasília, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Do Rio Grande do Sul destacaram-se delegações de Rio Grande, Pelotas, Camaquã (com a presença do prefeito Ernesto Molon), Erechim, Porto Alegre, Alvorada, Carlos Barbosa, Farroupilha, São Marcos, Vacaria, Nova Prata, Caxias do Sul e de outras cidades da região. Em Flores da Cunha os grupos mais expressivos eram da cidade, São Gotardo, Linha 100, Otávio Rocha e o do próprio local do Encontro, Travessão Carvalho.
       O encontro iniciou com Filot, apresentações artísticas do Grupo de Danças Il Passeto, Danças Gregas e Coral Amicci della Massolin de Porto Alegre, apresentação de documentário em telão da história da família e o lançamento de livro "Santa Eurósia". Seguiu-se degustação de produtos típicos regados aos vinhos da família e jogo de mora. No domingo, foi celebrada missa festiva oficiada pelo Frei Moacir Molon e pelo Vigário Vitor Ceccato, com diversas encenações e ofertório vivo e para a celebração foi utilizado vinho trazido da Grécia e água do Rio Jordão e cantada por uma grupo de descendentes Molon. Não faltou a representação do pastor com a entrada de pessoa conduzindo aos ombros uma ovelha. A procissão motorizada com a estátua de S. Eurósia foi acompanhada de centenas de veículos de Otávio Rocha até o local da festa.
        O almoço de confraternização, contou com a presença do Prefeito Ermani Heberle, com apresentações artísticas, sorteios de brindes e a farta gastronomia italiana preparada pela comunidade do Travessão Carvalho. Foram escolhidos os Molon mais idosos e os mais novos integrantes da família.
    Concluiu-se assim mais uma etapa dos encontros de famílias, com o objetivo de redescobrir as origens familiares e manter viva a tradição italiana, com o tema “Catar-se fin che semmo vivi.” O próximo encontro deverá acontecer dentro de três anos.